A Pedagogia

coroa flores reduxA pedagogia Waldorf concebe o homem como um ser que não possui só um corpo físico, mas que também é constituído de uma alma e um espírito. E é a partir dessa compreensão que se baseia toda a sua prática educativa.

Ela vê a educação do nascimento até os 7 anos (primeiro setênio) como de importância fundamental por se tratar da fase da vida na qual são desenvolvidos os sentidos, o pensar imaginativo, a capacidade de criar, a estruturação do pensar, o corpo físico e principiando as relações. É o primeiro degrau sobre o qual se edifica todo o desenvolvimento futuro.

Assim o ambiente do Jardim de infância é construído de forma a passar para as crianças segurança, beleza e alegria, tornando-se um prolongamento do lar, com atividades cotidianas e agrupando crianças de idades diferentes, na intenção de reproduzir o ambiente familiar e harmônico.

936790_460988984012564_268097747_nNeste ambiente saudável, as crianças brincam e participam de atividades de criação, pintam, costuram, ajudam a preparar o lanche, molham a horta, fazem roda, cantam, recitam versos e ouvem histórias.
A pedagogia Waldorf estuda cada criança individualmente, buscando suprir suas necessidades e orienta os pais para que participem ativamente do desenvolvimento e formação de seus filhos, construindo uma comunidade viva, dinâmica, forte e muito mais feliz.